Quando um cão nasce, como uma criança, ele não sabe o que pode e o que não pode fazer: nós é que temos que dizer isso à ele. Se não impor limites desde de cedo será um cão marginal, mal educado, desobediente, egoísta e dominador. E sem dúvida, será muito difícil de dominar esse chato.

Como eles não sabem português, é pela entonação de voz e por pequenas palavras ensinadas (sons dos comandos) o nosso principal meio de comunicação com os cães. Existem outros meios  de comunicação como os gestos que fazemos para eles, outros sons provocados por nós e os comandos de guia ( guia é a cordinha que liga o cão ao dono). Toda vez que o cão fizer alguma coisa errada ou que você não queira, chame a atenção dele falando autoritariamente com o mesmo. Isso não é bater, nem espancar.

Se você normalmente der carinho e atenção ao cão, este aceitará que você lhe chame a atenção quando fizer coisas erradas. Mas se você mal olha para a cara dele, não lhe dá atenção e ainda lhe chama a atenção freqüentemente ou até bate, ele poderá voltar-se contra você, eventualmente até atacando você.

Se ele fizer coisas boas que você queira que ele repita, faça festa, incentive, elogie, agrade. Com isso você irá impondo limites para o cão, moldando o comportamento dele no convívio com sua família. Só que  existem muitos cães de temperamento dominador, com gênio forte, mandões, teimosos, aos quais fica muito difícil se impor e educar. A solução é ensinar obediência para o cão através de um bom adestramento. Um cão obediente muda radicalmente o comportamento com os donos para melhor porque: Cão bem adestrado é submisso aos donos, fica muito manso com eles, pois está condicionado a obedecer, a fazer o que os donos mandam, ou o que eles querem, enfim, ele quer agradar os donos, pois está condicionado a isso.

Por isso é que um cão bem adestrado fica  muito mais chateado quando está fazendo alguma coisa errada (ou fez ou ia fazer) e é repreendido pelo dono, parando rapidamente de repetir aquele mau hábito. Fica muito mais fácil moldar seu comportamento, educa-lo pois a chave, o segredo para se educar um cão é ensinar obediência a ele. E o contrário também é válido. Incentivando coisas boas ele vai tentar repeti-las cada vez mais, para te agradar, pois está condicionado a isso. Enfim vai ser uma alegria em suas vidas.

Para se educar um cão é importantíssimo:

1) Dar bastante carinho e dedicar uma parte do seu tempo ao cão diariamente. Cães que não recebem esse tratamento freqüentemente ficam estressados, chatos, revoltados, desobedientes, egoístas, neuróticos ou até agressivos com os donos.
2) Promover distrações para o cão e faze-lo gastar energia (este ultimo mais para cães novos ou para cães obesos)...
a) Passear com ele.

b) Correr com ele.
c) Brincar com o cão. Exemplo: Faze-lo buscar bolinha ou objetos, buscar bolinhas ou objetos subindo e descendo escadas, etc...
d) Deixar objetos para o cão brincar sozinho.
e) Subir e descer escadas várias vezes com ele.
f ) Nadar com ele (para quem pode).
g) Viajar com ele.......................................................................Distraindo-se e gastando bastante a energia de um cão com pouca idade (imaturo), a chance dele ser destruidor e bagunceiro diminui bastante.
3) Impor limites desde de pequeno. Nunca deixe passar em branco quando ele fizer alguma coisa errada. Chame a atenção de filhotes muito pequenos de maneira mais branda, para não deixa-lo medroso.
4) Ensinar obediência (comandos) para torna-lo manso submisso à você. De preferência através de um bom adestramento.
5) Praticar freqüentemente os comandos ensinados para adquirir liderança.
6) Praticar os comandos ensinados para manter a liderança conquistada. Pode ser esporadicamente . 

 

 

© Todos os direitos registrados e reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização expressa.

Voltar para página principal