COMO ESCOLHER FILHOTES

    A escolha de um filhote para "fazer parte da sua família" é um pouco mais complexa do que se pensa, daí existirem tantos cães  inadequados aos donos, às moradias ou tipo de vida, temperamento expectativas dos que vivem ou recebendo manejo  inadequado à raça.
    Agora você receberá as informações necessárias para escolher tecnicamente a raça de sua preferência, com grandes chances de fazer a sua felicidade e a do seu cão. Você que vai adquirir um filhote, ancorou no lugar certo no hora certa. Saboreie nossas informações e boa sorte!

FINALIDADE

    Antes de escolher o cão que você irá adquirir é preciso determinar a finalidade que terá esse cão. Existem cães:
- de companhia
- para guarda (defesa e ataque)
- para trabalho e utilidade
- para caça
- pastores
- farejadores

    Um mesmo cão pode possuir duas ou mais qualidades destacadas acima. Só após escolhida a finalidade é que se deve escolher o cão dentre aqueles que satisfazem essa características, utilizando para essa triagem os itens de análise que mostraremos a seguir.

    Um erro grave e muito comum ao escolher um cão é fazê-lo levando-se em conta somente a beleza. Ao escolher um cão deve-se levar em conta a aparência física (40% de peso), e o temperamento (40% do peso), além da segurança da compra (20% do peso), que pode influir muito nos dois primeiros itens. Quem não observar essa regra simples poderá ter que "agüentar" um chato em sua vida durante 10/15 anos (vida média de um cão).


APARÊNCIA FÍSICA

1) Beleza

 - é um item subjetivo e dependerá do gosto de cada um.

2) Facilidade de manutenção:

a) Existem cães de pêlo curto, médio e longo. Os de pêlo curto são mais fáceis de manter. Uma ou duas escovações por semana são suficientes. Quando trocam de pêlo a sujeira que fazem é menor, o banho é mais fácil de dar e sentem menos calor.

b)
Cães que gostam muito de água tendem a fazer um pouco mais de sujeira, molhando mais o chão.

c) Cães que babam muito fazem mais sujeira na casa e no chão.

d) Cães que soltam pêlos facilmente, mesmo não estando na época de troca, tendem a sujar muito onde vivem.

e)
Cães que tem formação de ramelas/secreção nos olhos um pouco acima da média.

f ) Fêmeas tem manutenção mais complicada que os machos. Duas vezes por ano tem cio, que dura 3 semanas, quando fica "pingando sangue", além do perigo de cruzar e ficar prenha. Além do trabalho com a cadela prenha, Existe o trabalho de cuidar dos filhotes, sua venda ou doação. Se não cruzar pelo menos uma vez em sua vida, ela poderá ficar com câncer. Principalmente quando a fêmea estiver com filhotes, ela poderá ficar mais agressiva, até com os donos ou com outra fêmeas que convivam bem com ela normalmente. Outro problema é a "gravidez psicológica". Por outro lado "em termos de xixi" é bem mais limpa que o macho, pois não marca território.

g)
Machos - sua desvantagem é urinar em muitos lugares para "marcar território", até que fiquem educados; e de serem mais difíceis de conviver com outros cães principalmente os machos, devido à "disputa de território".

3) Saúde

a) Vide "Característica de um cão sadio/doente/deficiente" no botão desse nome. Ele tem excelentes dicas práticas para cães de todas as idades.

b) Espaço disponível. É casa com quintal e garagem espaçosos ou vai morar em apartamento?

O espaço tem que ser proporcional ao tamanho do cão, para que ele possa correr, desenvolvendo sua musculatura etc, senão ficará atrofiado. Constata-se isso em alguns cães de apartamento, que são mais franzinos que a média da raça. 

Essa proporcionalidade entre tamanho do cão X espaço disponível é importantíssima, sob grande risco dele entrar em "stress" se o espaço for exíguo.




TEMPERAMENTO

É

influenciado por:

1) Espaço disponível - quando é muito pequeno ele tende a deixar o cão "estressado" ou "agressivo".

2) Disponibilidade das pessoas da casa de passearem diariamente com o cão.

3)
Convivência diária do cão com as pessoas da família/empregados (tempo que fica em contato com essas pessoas).

4) Antes de comprar um cão consultar adestradores, pet shops, veterinários, criadores, revistas especializadas, pessoas conhecidas que tenham cães dessa raça, sobre as vantagens e problemas da mesma, tanto fisicamente quanto ao temperamento/comportamento.     Isso é importantíssimo.

5)
Nível de atividade da raça. Existem cães com nível de atividade baixa, média ou alta (hiper ativos). Estes são mais difíceis  de serem controlados, além de que enquanto forem imaturos tenderão a ser mais destruidores/bagunceiros que os outros.

6) Nível de barulho da raça (latição). Quanto mais imaturo for o cão, mais barulhento ele será. Certas raças latem bem mais que outras.

7)
Machos - tem humor mais constante o comportamento mais previsível. A desvantagem é que é um pouco mais briguento com outros cães (disputa de território/liderança).

8) Fêmeas - sua desvantagem é que as vezes ficam mais agressivas no cio, quando estão prenhas, ou quando tem filhotes. Isso as vezes acontece com outros cães com quem elas se davam bem antes, convivendo pacificamente, ou acontece até com os donos.

9) Agressividade - para guarda, pode-se dizer que machos e fêmeas são iguais. Se tiver índole para isso e for bem adestrado para defesa e ataque, tanto o macho quanto a fêmea ficam bons.
    Dois cães tendem a ser mais bravos juntos que sozinhos. Cada um incentiva a agressividade e dá mais coragem ao outro.

10) Futuro relacionamento com outros cães.

11) Dominância - existem cães dominadores que tem gênio/temperamento fortes e são mais difíceis de domina-los até que sejam bem adestrados, cães intermediários - cuja dominância oscila de submisso a dominador, dependendo da hora, e cães submissos cujo temperamento é mais maleável.
    Qualquer que seja  o tipo de dominância do cão, se ele for bem adestrado, ficará ótimo, desde que  seja um cão normal e de idade boa para adestramento.

12) Inteligência e facilidade de aprendizado do cão. Cães mais inteligentes e mais hábeis de aprender, são mais fáceis e rápidos de serem educados e de se eliminar maus hábitos.




SEGURANÇA NA COMPRA 

     Pedigree/recibo - O ideal é só comprar filhotes de canil ou pet shop e com pedigree. O pedigree é um documento que comprova a origem de seu cão, atestando ser ele de uma determinada raça pura e que  seus pais, também são puros. Existem pessoas sem caráter que falsificam o pedigree, pegando cães de raças misturadas, isto é, "SRD - sem raça definida", "mestiço"ou "vira-lata", e emitem o pedigree, vendendo-os como cães "puros", que são bem mais caros. Muitas vezes, o novo dono do filhote só vai perceber que ele não é puro conforme for crescendo com características fora do padrão da raça, mas o dono já se apegou afetivamente ao cão. Por isso é importante comprar o filhote de estabelecimentos conceituados e exigir recibo descriminando os dados do vendedor de que o filhote é puro, de que raça é, de quem é filho e estabelecendo um prazo para a entrega do pedigree a você, pois quem o emite é um clube canino mediante a solicitação do dono do filhote. Para isso ele vai precisar do pedigree dos pais. 
    O PROCON (Serviço de Proteção ao Consumidor) de São Paulo - Brasil, já cansou de orientar o procedimento descrito acima pois:
    a) se o cão morrer em até 15 ou 20 dias após a compra, o dono pode pedir ressarcimento financeiro ou outro cachorro, desde que o cão tenha morrido por doença que fica encubada antes de adoecer o cão. Isso provaria que o cão já foi vendido doente, muitas vezes, até sem o vendedor saber.
    b) Se ao crescer o cão mostrar-se muito fora do padrão da raça, é um mestiço, um SRD, e os vendedores serão obrigado a devolver o dinheiro, ou lhe dar outro cão puro, se você quiser; ou ainda entrar com uma ação de perdas e danos contra o vendedor num juizado de pequenas causas por exemplo.
    c)Vantagens de um cão puro (com pedigree):

  • c1) É a certeza que fisicamente e no temperamento o cão vai estar dentro dos padrões da raça. Isso quer dizer que deverá ser provavelmente um cão com muito mais qualidades que defeitos, dentro da média da raça.
    Já  o vira-lata/mestiço/SRD - sem raça definida é uma loteria. O dono só vai saber/descobrir o temperamento/comportamento do cão quando ele ficar adulto entre 3 e 4 anos. Se ele não for bom, a família já estará apegada emocionalmente ficará difícil descartar-se dele.

  • c2) Exemplo: se cruzarmos dois cães puros, campeões mundiais, um Pastor Alemão e um Dobermann, os filhotes serão vira-latas, mestiços. Eles poderão ter as qualidades dos pais e poucos defeitos (serão super cães), as qualidades de um e os defeitos do outro, ou mais os defeitos dos pais e poucas qualidades, o que seria péssimo. O problema é a incerteza do resultado, o que num cão de raça pura já ocorre em escala bem menor.

  • c3) Uma boa dica para ter um bom filhote sem pedigree é conhecer os pais do filhote que você vai comprar ou ganhar. Se os donos dos pais forem de confiança você terá a certeza de que o filhote é realmente filho deles. Examinando os pais , você já poderá antever como serão os filhos, com boa margem de acerto.

  • c4) Para vender, filhotes com pedigree valem muito mais.

  • c5) Para cruzar, é bem mais difícil se conseguir parceiros se o cão não tiver pedigree; principalmente se o outro cão tiver pedigree ou pertencer as classes mais altas da sociedade.

DICAS DE AVALIAÇÃO

    Perfil Ideal:
    a) Amoroso
    b) Esperto/ativo
    c) Brincalhão
    d) Bonito
    e) Dentro dos padrões da raça
    f ) Saudável (vide botão cão saudável/doente)
    g) Sociável
    h) Com pedigree
    i ) Conhecer os pais
    j ) Mordedor, rosnador, desconfiado, corajoso, (para cães de guarda)
    k) Seguro, equilibrado
    l ) Forte

  

© Todos os direitos registrados e reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização expressa.

Voltar para página principal